É um estilo de Dança Étnico Contemporâneo que tem suas raízes na Dança do Ventre somadas a Dança Indiana e Dança Flamenco. Nasceu nos EUA na época do movimento Contra Cultura nos anos 60. E desde então foi crescendo e se modificando, fusionando-se com outras Danças. É um estilo que proporciona a possibilidade de variadas fusões e acréscimos de estilos pessoais.
Suas raízes nasceram com a Jamila Salimpour e Marsha Archer, a fase que considero “Pré-Tribal”. Em seguida a Carolena Nericcio sistematizou o que ficou conhecido por muitos anos por “American Tribal Style – ATS”, atualmente FCBD Style, baseado no que ela aprendeu com a Marsha e indiretamente com Jamila. Esse sistema de improvisação tinha o objetivo de reunir bailarinas do mundo inteiro em uma só linguagem.
Na década de 90 Jill Parker passou a ser considerada a mãe do Tribal Fusion. Ela foi do grupo Fatchance Bellydance e no final da década de 90 criou o grupo Ultra Gypsy Theather Dance Company. Este foi o primeiro grupo a fazer o Tribal Fusion e dele participaram as bailarinas Rachel Brice, Sharon Kihara, Lady Fred e Rose Harden. A Jill e seu grupo expandiram os movimentos do ATS, modificaram o figurino e escolha de músicas, usando até músicas modernas, DJs e acrescentar performances teatrais.
A partir de então o estilo foi sendo fusionado e novas expoentes foram surgindo. Heather Stants introduziu músicas eletrônicas, elementos da Dança moderna e o estilo de dança de rua. Em 1999 criou o grupo chamado Urban Tribal Dance Company em São Diego. O figurino do grupo foi um diferencial dos outros grupos de Tribal Fusion sendo uma característica roupas com menos acessórios similar aos figurinos de Dança moderna. Rachel Brice, primeira solista de Tribal Fusion, foi fundadora do grupo The Índigo em São Francisco em 2003. Rachel é formada em yoga, ministra aulas e foi ela quem trouxe o yoga para o Tribal Fusion e assim difundiu essa união. Ela não foi a pioneira no Tribal Fusion, mas popularizou o Tribal e é uma grande bailarina de destaque, principalmente pelos isolamentos, aumentando assim o número de entusiastas no Tribal Fusion.
As minhas aulas de Tribal Fusion têm objetivo em trabalhar a técnica de Dança e proporcionar às alunas desenvolvimento técnico e conhecimento cultural. Desenvolvo minhas aulas indo das raízes da Dança Tribal até os trabalhos de fusões. Além de aulas regulares, workshops e intensivos, ofereço o Curso “Esmiuçando o Tribal Fusion” que é um curso de aprofundamento no estilo. Ele esmiúça a História e o estilo de cada bailarina responsável pelo desenvolvimento, ambas citadas acima. É um curso teórico/prático com certificado, oferecido bienalmente. Teve sua estreia em 2016 na cidade de Curitiba/PR. A segunda edição do curso foi na cidade de Votorantim/SP em 2018. Ofereço o curso a cada dois anos: no primeiro ano disponibilizo 12 módulos e a certificação; no segundo ano atualizo meus estudos para ministrar uma versão atualizada.
Também ofereço um Curso teórico de Metodologia de Ensino em Tribal Fusion, com duração de 2 horas, apostilas, certificado e bibliografia complementar. Esse curso pode ser oferecido virtualmente.
Está previsto para 2021 um novo Curso de Especialização em Tribal Fusion que ministrarei em são Paulo juntamente com 2 professoras experientes: A Irene Patelii e Dayeah Khalil.
O Studio Online Gilmara Cruz disponibiliza cursos, aulas e workshops no formato Online. Para informações sobre aulas regulares, cursos, oficinas e workshops, entrar em contato: estudiogilmaracruz2016@gmail.com
PORTIFÓLIO DE AULAS, WORSKHOPS, PALESTRAS E CURSO DE TRIBAL FUSION:
Nenhum comentário:
Postar um comentário