EVENTOS REALIZADOS POR GILMARA CRUZ
SOLSTÍCIO DAS DEUSAS
Tudo começou com reuniões em sala de aula para celebrar a Dança. Fazíamos nossas celebrações com Dança, comida e bebida, apenas entre nós (professora e alunas). No ano de 2012 essas festividades passaram a ser compartilhadas com o público interessado. Organizamos o 1º Chá do Oriente, com apresentação e aula aberta, e em outubro do mesmo ano aconteceu o 1º Festival de Dança Oriental de Alagoinhas/BA, com apresentações, bailarinas convidadas e workshops, com um formato maior, mas ainda informal. O evento foi realizado em um restaurante.
Em 2013, já na cidade de Aracaju/SE, surgiu a ideia do Solstício das Deusas com o intuito de celebrar, oficialmente, os rituais dos Solstícios de verão em dezembro (como é no hemisfério sul). A 1º edição nesse formato foi totalmente informal. O evento foi realizado na própria sala de aula e contou com bailarinas convidadas, workshops e participação da turma iniciante de Gilmara Cruz. A celebração contou com apresentações de dança, poesias narradas (que estavam gravadas), escritas e interpretadas por Gilmara antes de cada apresentação. O tema dessa edição foi o “Deus Sol”. A Dança do Ventre também é conhecida por Dança do Leste, que é onde o Sol nasce. Sendo assim, é uma Dança que também faz referência ao Deus Sol. Esse foi um momento reservado para celebrarmos nossa luz, e para que nossos convidados pudessem sentir um pouco de nossa energia brilhante! O solstício de verão é repleto de poder e magia, é um ritual comemorado há séculos e séculos e se mantém vivo ainda hoje por algumas pessoas que admiram e cultuam a natureza. Conhecido como ritual de Litha, é o momento de comemorar o dia mais longo do ano e agradecer as energias que chegam com o verão.
Em 2014 a 2º edição do Solstício das Deusas tomou um formato um pouco maior. O show foi realizado em um Pub Irlandês e teve a primeira bailarina estrangeira no evento, a Hellen Labrinos da Grécia. O tema dessa edição foi “Ritus” e o evento também ofereceu Workshops de Dança. O mês de dezembro em gaélico se chama Nollaig. Em galês este festival é conhecido como Alban Hefin ou a Luz do Verão, é o êxtase máximo da união sagrada, o qual o poder da criação está mais ativo e o Sol finalmente atingiu o seu apogeu. A natureza encontra-se plena de luz e magia.
Em 2015, a 3º edição do evento foi realizada na cidade de Várzea Paulista em São Paulo. Essa edição teve o apoio do Conselho Municipal da Cultura e da bailarina Liana Matos na organização. O tema dessa edição foi livre e, desta vez, não oferecemos workshops.
A 4º edição do evento foi realizada em 2016, na cidade de Curitiba/PR, em parceria com a bailarina e professora Aerith Asgard. Essa edição teve um porte maior, realizado no Teatro Rodrigo D’Oliveira. O tema foi “mitologia”. Contou com bailarinas convidadas de vários estados, workshops e show.
No ano de 2017, o Solstício de inverno também passou a ser celebrado em formato de show de Dança, mas desta vez trazendo uma atmosfera mais sombria, característica do Inverno. Realizado no meio do ano, no final de junho, também na cidade de Curitiba/PR. Essa edição foi totalmente inovadora, pois trouxe o formato do teatro para o show de Dança. Através de um roteiro que contava uma única história (escrito pela Persephone Lefay), todo o show foi montado e realizado. O tema desse evento foi a “Descida de Inanna ao mundo inferior”.
Release: Após perder seu marido para o mundo dos mortos, Inanna, Deusa da fertilidade e do amor, resolve ir ao mundo inferior para resgata-lo. Lá reside sua irmã Ereshkigal, rainha das trevas, grande conhecedora dos mistérios da morte. Após a difícil passagem por 7 portais infernais, Inanna finalmente chega ao mundo inferior onde é assassinada por sua irmã. Ereshkigal, então, resolve libertar a irmã na condição que esta habitasse o mundo inferior em duas estações do ano, e nas outras duas fornecesse um substituto, Inanna, então, escolheu seu marido. Assim a história de Inanna perpassa entre a dualidade, céu e inferno, amor e ódio, verão e inverno, mistério e revelação, com muita magia.
A 6º edição foi realizada em dezembro de 2017, celebrando o Solstício de Verão na Ilha da Magia, cidade de Florianópolis/SC. Este evento foi em um formato informal realizado em um PUB medieval. Contou com bailarinas convidadas e workshops. E teve como tema central o “Solstício de verão”.
No inverno de 2018, mais uma celebração foi realizada. A 7º edição aconteceu na cidade de Curitiba/PR, nos dias 23 e 24 de junho e tivemos workshops nacionais e internacionais e uma feira mística! Essa edição contou o tema especial de “mitos de inverno”.
Release: Está chegando o Solstício de Inverno e tenho um convite especial para você! Esse é o tempo de introspecção e juntos podemos adentrar em um universo frio e fazer uma viagem aos tempos mais gélidos, vivendo assim uma experiência inovadora! Tempos gélidos, frios e de recolhimento nos conduzem a uma atmosfera interior excitada pela exterior. É tempo em que a natureza nos convida a adentrar em nós mesmos, em nosso centro e ir para o cerne mais profundo de nós mesmos. É a fase das cavernas! Quando o Solstício de inverno se aproxima, com ele vem a Bruxa anciã trazendo sua energia feminina em mais pura busca pelo conhecimento de si mesma e pelo silêncio provocado para a escuta da voz interior. É nesse momento que adentramos em nosso próprio submundo e vamos até a escuridão mais profunda de nosso solo plantar as sementes que germinar-se-ão quando o Sol da Primavera chegar. Está muito frio e nós os convidamos para adentrar a nossa caverna e viver uma experiência única e inovadora. Permita-se vivenciar um pouco de seu interior junto com o nosso interior exteriorizado e expressado através da Dança Tribal e seus variados subgêneros. A nossa caverna está de portas abertas para acolher-te de forma gentil e carinhosa, pois a nossa mãe e anciã nos ensinou que a todos é o direito de rever-se, pensar-se e conhecer-se. Vamos juntos nos aquecermos no fogo sagrado da sabedoria interior e mergulhar profundo nas águas de nossas almas e de nossa psiquê e acalentar-nos a nossa alma!
O VIII SOLSTÍCIO DAS DEUSAS teve como tema o NOVO AEON DE HORUS.
Realizado em São Paulo/SP nos dias 08 e 09 de dezembro 2018
Edição em parceria com o Estúdio Romany.
Celebração I Workshops Internacionais e Nacionais I Feira Mística I ATS Closing Ritual
O Novo Aeon de Hórus é o tempo em que a criança, filha de Ísis e Osíris, nasce, cresce e se torna autoconsciente. Este Aeon reconcilia e transcende as antigas fórmulas de aeons passados. Estamos na Era do Fogo e celebramos o Solstício de verão e a chegada do Deus Sol, representado pelo Deus Hórus. Nós o invocamos e despertamos em nós a luz da sabedoria, nos tornando Sol... pois “todo homem e toda mulher é uma estrela” ...A terceira divindade na cosmologia de Thelema é Ra-Hoor-Khuit, uma manifestação de Hórus. Ele é associado ao Sol e às energias ativas da magia de Thelema. O novo Aeon de Hórus é a nossa geração e é baseada nela que celebraremos o nosso Solstício de verão!
Só há uma regra: "Fazes o que tu queres, há de ser tudo da lei"
Celebração de Dança Tribal construída sob os pilares da Magia Thelêmica!
A 9º e última edição do Solstício das Deusas foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de junho de 2019. Contamos com workshops internacionais, nacionais, feira mística, mostra de dança e show de gala. O tema foi “Deusas dos mistérios da noite”.
O Solstício das Deusas objetivou divulgar a dança nas suas mais variadas faces, através das fusões e hibridações entre danças, estilos e etnias, traduzindo-se em magia, emoção, técnica, criatividade, subjetividade e originalidade. Na dança tribal, há o desejo em celebrar a vida, a feminilidade, a união de “tribos” e a ancestralidade. Abrimos espaço a estilos inusitados, exóticos e obscuros, que expressam a essência peculiar de cada bailarina, cujos sentimentos são transfigurados em realidade, em arte e em vida. O Solstício das Deusas foi um festival cuja vontade era de celebrar os ritos dos Solstícios com a Dança em suas diversas possibilidades. Entre a Luz do Verão e a Escuridão do Inverno, o evento contribuiu para o campo mágico e místico que pode ser encontrado e despertado na Dança. Também contribuiu para o fortalecimento da cena Tribal, reunindo professoras e alunas de diversas regiões do país e de fora, proporcionando conhecimento e o diálogo entre a Dança e o ritual. Foram nove edições de puro amor pelas artes mágicas.
Podcast sobre o evento:
Vídeos:
___________________________________________________________
DARK FUSION BRASIL ONLINE
Studio Online Gilmara Cruz apresenta:
DARK FUSION BRASIL ONLINE
1º Edição.
Esta é uma iniciativa realizada pela Prof. Gilmara Cruz e tem como proposta oferecer um programa sobre o estilo Dark Fusion, buscando o fortalecimento da cena no país e sua visibilidade. O programa apresentará:
- Apresentações de Dança Dark;
- Entrevistas com profissionais do estilo;
- Agenda Nacional e Internacional;
- História e Curiosidades sobre o Estilo;
- Informes e muito mais.
O programa tem o objetivo de reunir professores, bailarinos, companhias de dança do estilo e dar visibilidade ao Dark Fusion, assim como proporcionar conhecimento e cultura.
GRATUITO E COLABORATIVO
A estreia será sábado, 15 de agosto, às 20 h. Através do canal do Studio:
A nossa pretensão é apresentar um programa a cada estação do ano. Essa primeira será apresentada durante o inverno de 2020.
Se você gostou dessa iniciativa e deseja nos apoiar, pode contribuir com o valor simbólico e isso fará toda a diferença para nós envolvidos. Quem desejar divulgar workshops, aulas, cursos, eventos, cias (Dark) pode contribuir com um valor específico para que disponibilizemos o flyer/cartaz/logomarca e afins. Para apresentar seu vídeo também existe um tipo de apoio. Para saber mais, consulte o link do catarse:
PELO FORTALECIMENTO DO DARK FUSION!
_______________________________________________________________
ESMIUÇANDO O TRIBAL FUSION HAFLA
o "Esmiuçando, 1° Tribal Fusion Hafla". Este evento é resultado do Curso Esmiuçando o Tribal Fusion, ministrado por Gilmara Cruz. Curso que teve sua estréia em Curitiba/PR em 2016 e sua atualização em Votorantim/SP em 2018. Neste evento, as participantes do curso apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). E para celebrar a noite e a irmandade, bailarias de várias regiões foram convidadas para se apresentarem nessa confraternização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário